Conhecendo Tribos: "Lolitas"

Olá people, bom há muito tempo criei essa tag "Conhecendo Tribos", minha intenção era descobrir cada vez mas tribos diferentes e explicar aquelas já conhecidas aqui no blog, para quem sabe assim, quebrar muitos preconceitos que ainda existem em cima de muitas dessas tribos, hoje vou falar sobre as Lolitas...
conhecendo tribos urbanas lolitas
  Bom, Lolitas são uma tribo urbana originária do Japão e são inspiradas na cultura "kawaii" quer dizer fofa, adorável em japonês, geralmente usam roupas iguais as de bonecas, ou até mesmo roupas mais antigas remetendo a certos períodos da história como vitoriano ou Rococó, surgiram entre o fim da década de 70 e o início dos anos 80 e são divididas em várias categorias. As Lolitas costumam usar saias bem rodadas, rendas, cabelos cacheados, e roupas de algodão, tricoline ou chiffon, geralmente não usam nada brilhante para não parecer vulgar. A moda das Lolitas embora tenha começado na década de 70 se tornou popular na década de 90, e hoje em dia é bem fácil encontrá-las pelas ruas do Japão.
  Para ser uma Lolita você só precisa usar roupas de bonecas ou infantis, e a palavra "loli" é usada para se referir a meninas entre 9 e 14 anos, ou seja, o importante é que elas sempre pareçam ter menos de 14 anos e por isso muitas vezes acabam se tornando pessoas bem infantis...

Lolita e seus significados!!

  Infelizmente, a palavra Lolita está cheia de significados, um deles está associado ao livro "Lolita" do escritor russo Vladimir Nabokov, onde a personagem principal é vista com uma ninfeta, esta associação sexual costuma incomodar muito as Lolitas japonesas já que esse estilo de vida nada tem a ver com coisas sexuais. Além disso, o termo "Lolicon" abreviatura de "Lolita Complex" é usado no Japão para se referir a crimes evolvendo pedofilia e efebofilia. Esse termo também é usado em animes onde menores de idade são retratadas de forma sexual.

Tipos de Lolitas!!

Lolita é um estilo que vai além das roupas para a personalidade, sendo assim pode ser considerado uma cultura. As Lolitas seguem padrões de tamanhos e estilos, estão sempre mantendo a elegância e tem também a intenção de parecerem infantis com saias rodadas sempre na altura do joelho, rendas, laços... Muitas vezes frequentam karaokê, fazem piqueniques, se encontram para tomar chá ou vão a cafeterias e confeitarias.

Sweet Lolita: Sweet vem do inglês "doce" é o estilo dito "fofo", usam cores em tons de rosa, tons pasteis e as vezes marrom ou preto. Sempre fofas e meigas, são as que procuram mais inspiração em na infância com estampas de doces, animais, flores ou fadas. Usam muitas fitas, laços e rendas.

conhecendo tribos urbanas lolitas

Classica Lolita: É o estilo clássico que remete a era vitoriana e rococó, usam cores em tons envelhecidos, escuros e discretos. As cores usadas são marrom, vinho, verde ou azul escuros e costumam usar estampas florais. É um dos estilos menos infantis e se sobressai menos...

conhecendo tribos urbanas lolitas

Country Lolita: É um estilo mais modesto e usado em épocas quentes, traz chapéus e bolsas de palha com rendas e laços e a utilização de estampas florais, de frutas e xadrez.

conhecendo tribos urbanas lolitas

Hime Lolita: Esse estilo remete a as princesas europeias, se parece muito com o Sweet Lolita por causa das cores mas se diferencia pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas). As roupas costumam ser mais refinadas para dar um tom de realeza e o cabelo volumoso ou penteado em canudos.

conhecendo tribos urbanas lolitas

Casual Lolita: Um estilo mais prático para usar no dia-a-dia, onde são combinados acessórios Lolita como saias em formato de sino, rendas, lacinhos, babados, meias coloridas e até mesmo camisas baby look com estampas kawaii.

conhecendo tribos urbanas lolitas

Shiro Lolita: Bem parecido com o Sweet Lolita, a diferença é que consiste apenas em cores brancas já que shiro é branco em japonês. 

conhecendo tribos urbanas lolitas

Gothic Lolita: Um dos primeiros estilos Lolita, consiste em usar cores escuras e elegantes, onde o preto sempre predomina, sendo recomendado usar cores pálidas e sóbrias, pois cores vibrantes podem dar um aspecto vulgar. A maquiagem deve ser sempre leve e natural, apesar da inspiração no gótico.


Kuro Lolita: Oposto do Shiro, aqui as Lolitas sempre usam preto e Kuro significa preto em japonês.

conhecendo tribos urbanas lolitas

Guro Lolita: Esse estilo é mais grotesco, onde se usam bandagens, sangue falso, olhos tampados, braços partidos entre outros e podem simular uma boneca quebrada.

conhecendo tribos urbanas lolitas

Punk Lolita: Aqui há a mistura da moda Punk com as Lolitas, usam-se muitas sobreposições, xadrez, listras, correntes, tecidos semi-destruídos, caveiras e spikes. E é o único estilo Lolita onde se pode usar botas grandes e masculinas, como botas militares.

conhecendo tribos urbanas lolitas

Deco Lolita: Mistura do estilo Decora com Lolita, usa-se muitos acessórios como prendedores de cabelo, laços enormes, perucas e estampas coloridas. As cores geralmente são em tons pastel, cores fluorescente ou muito chamativas são usadas com moderação ou até mesmo evitadas.

conhecendo tribos urbanas lolitas


Ero Lolita: Esse é um estilo que tem um aspecto mais erótico mostrando a sensualidade através de elementos das roupas íntimas vitorianas. As roupas são mais curtas, algumas usam corpetes, deixam os ombros à mostra, usam cintos de liga, meia 7/8 e saias mais curtas.

conhecendo tribos urbanas lolitas

Sailor Lolita: Estilo inspirado nas roupas de marinheiro, incluindo listras, colares, gravatas e chapéus de marinheiro.

conhecendo tribos urbanas lolitas

Wa Lolita: É um estilo baseado em acessórios e roupas tradicionais japoneses, onde frequentemente é usada estampas florais e kimonos modificados. Muitas vezes as mangas e golas do vestido podem também lembrar kimonos e se contrastarem com a saia volumosa.

conhecendo tribos urbanas lolitas

  Bom, é isso gente, espero que tenham gostado do post e de saber um pouco mais sobre essa cultura das Lolitas, eu acho muito incrível e cada dia que passa esses orientais me surpreendem mais kkk. Me contem o que acharam e quem sabe meu post não virem inspiração para muitos de vocês se tornarem Lolitas também ^.^ Beijos e até a próxima!!

Poderá gostar também de:

11 comentários

  1. Ero, Clássica e Sailor são as que mais gostei. Se parar pra pensar, o punk lolita é a Avril Lavigne na época de Girl Friend

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sailor é uma das que eu mais gosto, verdade parece muito com a Avril kkk

      Excluir
  2. Sempre via Reportagem do Japao e passava essas moças mais nao sabia que era uma Tribo chamada Lollita realmente o jeito delas sao bem de Bonecas e se fosse pra mim escolher seria o estilo mais casual dia a dia bjs Adorei conhecer mais dessa tribo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também escolheria o casual, que bom que gostou do post, volte sempre ^^

      Excluir
  3. Quando era mais nova amava esse estilo de roupa e queria super poder usar no meu dia a dia, ainda bem que não fiz isso, imagina que loucura, cada um tem um significado e eu não conhecia nada, e naquela época era pouco conhecido pra ajudar. Parabéns pelo post bem explicativo. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, aqui no Brasil as pessoas ainda não estão muito acostumadas kkkk, muito obrigada!! <3

      Excluir
  4. Sou completamente apaixonada por este estilo!!! É uma pena que no Brasil não cultivamos isso. Amei teu detalhamento sobre o tema 💕💕

    ResponderExcluir
  5. É realmente achou varias tribos, amei a matéria parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus. Já fui muito apaixonada por essa tribo! *u*
    Acho que por volta de 2013... minhas prediletas sempre foram a Gothic Lolita e Kuro :3
    Muito bom o post, não sabia sobre isso do Lolicon... Já ouvi muito esse termo, mas nunca havia me perguntado sobre o que era.

    https://leticia-trindade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e que tenha aprendido mais sobre o tema ^.^

      Excluir